O Instituto Rui Barbosa, por meio
do Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB) e o Interdisciplinaridade e Evidências
no Debate Educacional (Iede) divulgaram nesta quinta (25) pelo YouTube, os
resultados do projeto “Educação que Faz a Diferença”, que contemplou os municípios
de Coruripe, Jequiá da Praia, Junqueiro e Teotônio Vilela pela atuação nas redes,
que estão realizando um trabalho de destaque no ensino fundamental.
O objetivo do projeto é identificar
e documentar as práticas pedagógicas e de gestão empregadas por essas redes, de
modo que possam servir de inspiração para outros municípios com resultados
educacionais não tão satisfatórios.
De acordo com o estudo, as redes
reconhecidas buscam garantir a aprendizagem da maioria dos alunos, adotam ações
para reduzir as desigualdades e manter os alunos frequentando a escola e
apresentam avanços consistentes na aprendizagem dos estudantes ao longo dos
anos.
Além de alcançarem bons
resultados de aprendizagem no Ensino Fundamental, as 118 redes de todo o país
atingiram critérios mínimos de qualidade na Educação Infantil. Foram analisados
indicadores como aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática,
segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2017); Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) atual e evolução desde 2005; e taxas
de aprovação, conforme o Censo Escolar.
O projeto, destaca o presidente
do CTE-IRB, Cezar Miola, “nasce da ideia de os Tribunais de Contas também
avançarem na análise das políticas públicas e, ao identificarem boas práticas,
disseminarem as mesmas para que sirvam de referência para outros gestores e
profissionais que atuam na área pública”, disse.
Cada uma das 118 redes recebeu um
selo de qualidade, de acordo com o patamar em que se encontra: Excelência, Bom
Percurso ou Destaque Estadual.
Os selos foram criados para estabelecer parâmetros
e levam em consideração os mesmos indicadores educacionais, o que os diferencia
é o nível de exigência, sendo Excelência o mais rigoroso de todos e, na
sequência, Bom Percurso.
“É uma iniciativa que busca
cumprir dois objetivos: entender quais são os diferenciais das redes com bons
resultados e valorizá-las. Nós olhamos para vários indicadores educacionais
para realizar um reconhecimento em escala, contemplando 118 municípios”,
explica Ernesto Martins Faria, diretor-fundador do Iede.