Secretários e técnicos da região Sul participam do Encontro Conisul Educação

Última atualização 28/11/2023 11:45:47 / Publicado em Educação
Post Image Secretários de educação e técnicos dos 17 municípios da região Sul participaram, na última quinta-feira (23), no auditório da AMA, do Encontro Conisul Educação, jornada escola conectada, com o objetivo de aplicar uma metodologia de apoio técnico às Secretarias de Educação para qualificar a tomada de decisão relacionada à adoção da tecnologia das redes públicas de ensino.

O superintendente do Consórcio, Pedro Madeiro, destacou a força da educação e a capacidade de ação de forma ampliada, além da necessidade de conectividade nas escolas, especialmente em municípios que possuem grandes áreas rurais, cujo sinal é de difícil acesso.

“Podemos sentir a potência da pasta diante da presença de quase 100% dos municípios neste encontro, mas o debate em torno da necessidade de levar conectividade aos locais onde o acesso à internet é difícil precisa ser feito diante das autoridades brasileiras, de modo que algo possa ser feito para reverter a situação atual”, destacou Madeiro.

A coordenadora da Câmara Técnica, secretária de educação da Barra de São Miguel, Estela Celina, agradeceu a presença dos secretários e ressaltou a parceria da região, que desde 2019 vem sendo contemplada com projetos junto ao Itaú Social.

Presente também no encontro, a gerente de assessorias as redes do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Maúna Soares, cuja instituição tem como objetivo apoiar as 17 redes de ensino consorciadas ao Conisul a avançarem na adoção de tecnologia a partir de um plano de ação que considera as suas prioridades, definidas com base no diagnóstico das escolas e da secretaria de educação.

O evento contou ainda com a participação do Renato Brizzi, coordenador de implementação do ensino fundamental do Itaú Social. Após as falas de abertura, os representantes da Megaedu promoveram assinatura do Acordo de Cooperação com o novo parceiro, representado por Angelo Luiz Viana, coordenador de Conectividade da instituição.

A partir do programa Jornada Escola Conectada as 17 redes de ensino municipais de Alagoas contam com uma assessoria técnica para apoiá-las no planejamento e na tomada de decisão relacionada ao uso de tecnologias. Durante a Jornada, que tem duração de 1 ano, o CIEB disponibiliza referenciais e oferece apoio técnico às secretarias para definirem e executarem as estratégias de atuação, a partir do diagnóstico do nível de adoção de tecnologia das redes.