Itau Social e Cenpec promovem encontros formativos nos municípios do Conisul

Última atualização 25/08/2022 10:52:12 / Publicado em Educação
Post Image A educação dos 17 municípios do Sul de Alagoas prepara-se para ampliar ainda mais acesso e conhecimento aos seus estudantes, a partir da participação das equipes nos encontros formativos promovidos pela Fundação Itaú Social e executados pela Cenpec, uma das maiores e mais importantes instituições de aprendizagem do país.

O Apoio Pedagógico Complementar (APC), promoveu, entre os dias 22 e 24 uma série de encontros formativos presenciais para os técnicos das Secretarias de Educação do Conisul. Trabalhando a temática da composição das aprendizagens com laboratório de práticas em Matemática, as equipes se dividiram e participaram da atividade nos municípios de Campo Alegre, São Sebastião e Penedo.

O presidente do Consórcio, Marcelo Beltrão, ressalta que a parceria com o Itaú Social, firmada pela primeira vez em 2019, já permite observar resultados significativos na melhoria do ensino e aprendizagem.

“A Região Sul ganhou destaque pela melhoria nos indicadores de ensino, pelo fortalecimento dessa rede de municípios e pela expansão da atuação do Conisul. Precisamos de mais iniciativas municipalistas que ajudem a nos conectar, uma vez que crescer junto é o melhor caminho”, frisou.

O presidente agradeceu ainda aos secretários de educação de Penedo, Luciano Barros, São Sebastião, Sandra Ribeiro e de Campo Alegre, Márcia Nascimento, pela organização e acolhida das equipes nos treinamentos.

O que é o Apoio Pedagógico Complementar?

Abreviado como APC, o Apoio Pedagógico Complementar é uma tecnologia que oferece suporte em termos pedagógicos para recompor as aprendizagens com foco nas disciplinas de português e matemática. Esse trabalho precisa ser disseminado entre os professores nas escolas para chegar até os alunos, inserindo-os no processo e respeitando suas capacidades. São disciplinas que geram engajamento e um aprendizado mais potente.

“A ideia é construir estratégias educacionais que possam acelerar a aprendizagem e elevá-la, recuperando as perdas causadas pela pandemia da Covid-19”, revela a coordenadora de projetos do Cenpec, Érica Catalane.

Conisul entre os arranjos mais potentes do país

A afirmação acima é da representante da Fundação Itaú Social, Rafaela Rodrigues, ao comentar o desempenho do Consórcio alagoano em relação aos demais arranjos intermunicipais apoiados pelo Itaú. A fala aconteceu durante uma reunião do Colegiado de secretários de Educação, realizada dia 24, no auditório da Undime, para avaliação do primeiro semestre do programa e as perspectivas para o próximo semestre.

“Vamos decidir quais caminhos a manter ou alterar para sucesso do programa. A parceria com o Conisul é considerada muito exitosa, uma vez que 100% dos municípios enviaram seus planejamentos, numa demonstração de compromisso e engajamento, mesmo com as dificuldades relacionadas a pandemia e as enchentes em decorrência das fortes chuvas que caíram em Alagoas”, afirmou.

Outra conquista é a adesão total dos municípios do Conisul ao Programa Busca Ativa Escolar. A estratégia é fundamental para garantir o acesso e a permanência dos alunos na sala de aula.

De acordo com a superintendente, Pauline Pereira, a expectativa é fortalecer a parceria com o Itaú e ampliar o escopo de ações do Consórcio para a educação.

“A parceria com a Fundação Itaú é motivo de grande orgulho dos nossos municípios, que agora se apoiam uns nos outros numa rede regionalizada fomentada graças ao Programa Melhoria da Educação”, destacou.