Conisul, Itaú e CIEB assinam parceria para adoção de tecnologia na educação

Última atualização 19/06/2023 10:41:42 / Publicado em Educação
Post Image Aconteceu, na última quinta-feira (15), no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a assinatura de uma nova parceria para adoção de tecnologia na educação entre o Conisul, Itaú e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). O evento contou com as presenças dos prefeitos dos municípios de Anadia, Roteiro, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Coruripe e Feliz Deserto, além dos secretários de educação de 16 dos 17 municípios do Conisul e 100% dos pontos focais que acompanharão o projeto nas próximas etapas.

A parceria com o CIEB tem, entre seus objetivos, oferecer apoio no planejamento e nas tomadas de decisões relacionadas à adoção de tecnologias por meio da Jornada Escola Conectada. A expectativa é que ao final da Jornada, os municípios estejam com o sistema de gestão implementado para realizar ações de busca ativa e de recuperação de aprendizagem dos estudantes.

Durante a solenidade, o presidente do Conisul, Marcelo Beltrão, destacou a importância do momento, que marca a consolidação de mais um projeto para a educação no ano em que se comemora dez anos da criação do Consórcio.

“A satisfação em estar contribuindo para o crescimento dos municípios da Região Sul não tem preço. Os resultados obtidos desde a primeira parceria com o Itaú Social mostram que arranjos regionalizados são a alternativa para a transformação social que precisamos”, destacou o gestor.

A diretora executiva do CIEB, Júlia Sant’Anna reforçou a expectativa positiva na execução do projeto e parabenizou os gestores pela mobilização. “Estamos muito felizes e ansiosos para o projeto dar certo”, afirmou.

A superintendente do Itaú, Patrícia Mota, enviou um vídeo reforçando as expectativas na consolidação da tecnologia. “Essa parceria é resultado de uma colaboração patrocinada pelo Itaú Social e que hoje, de forma inédita, posiciona o Conisul como o primeiro consórcio intermunicipal no Brasil a trabalhar de forma colaborativa para adoção de tecnologia na gestão das secretarias de educação dos dezessete municípios da Região Sul de Alagoas”, disse, através de vídeo transmitido na solenidade.

No mesmo dia, os técnicos das secretarias indicados pelos municípios como pontos focais para o projeto participaram da primeira oficina com a equipe técnica do CIEB, com intuito de se aprofundarem em conceitos relacionados ao uso de tecnologia na educação para fins de gestão e pedagógicos.

Participam desse acordo os 17 municípios consorciados, são eles: Anadia, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Junqueiro, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, Roteiro, São Brás, São Miguel dos Campos, São Sebastião e Teotônio Vilela. O acordo deverá impactar 321 escolas, 75.805 estudantes e 3.954 professores, de acordo com dados do Censo Escolar sobre esses municípios.