Webinário Cenpec apresenta experiências dos municípios do Conisul na educação

Última atualização 11/12/2023 11:32:15 / Publicado em Geral
Post Image Gestores, técnicos, professores e apoiadores participaram, no último dia 05 de dezembro, do webinário “Educação Integral e a comunidade: derrubando os muros da escola”, tendo como palestrante o professor Braz Nogueira, ex-diretor da Emef Campos Salles, em São Paulo. O evento é uma organização do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), parceiro do Conisul através do Programa Melhoria da Educação, junto ao Itaú Social.  

O professor fez uma apresentação de sua experiência como gestor destacando a necessidade de levar a comunidade de forma ativa e participativa para dentro da escola. Além do professor, todos pontos focais e secretários de educação do Conisul apresentaram um pouco da aplicação da experiência do Apoio Pedagógico Complementar nos municípios, divididos nos polos Rio Mar, Terra Mar e Educ. a programação foi encerrada com a participação das crianças do folguedo Lampião lá no Sertão da escola EMEFI João Delfino de Barros, do município de Teotônio Vilela.

Na sua fala, o presidente Marcelo Beltrão agradeceu ao Itaú, aos prefeitos, secretários de educação, pontos focais, técnicos, professores e as famílias dos estudantes. “Uma parceria muito potente e que tem como resultados a melhoria significativa dos indicadores de ensino da Região Sul de Alagoas”, destacou.  

Assista ao webinário clicando aqui

A tecnologia educacional Apoio Pedagógico Complementar (APC) insere-se no âmbito do Programa Melhoria da Educação, do Itaú Social, que incorpora conceitos como currículo viável, formação docente em serviço, envolvimento das famílias, estudantes e comunidades, ambiente que propicie a aprendizagem e equipe escolar com metas concretas.

O APC oferece assessoria e formação a equipes técnicas de secretarias municipais de educação. A proposta é inspirada no programa Aceleração da Aprendizagem, desenvolvido pelo Cenpec entre 1995 e 2016. O objetivo da formação é auxiliar as secretarias a enfrentar os desafios de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, visando a reduzir taxas de reprovação, abandono escolar e distorção idade-série.

Em Alagoas (2022), a título de exemplo, a taxa de distorção idade-série nos anos iniciais das redes municipais de ensino chega a 9,7%, percentual acima do detectado, em âmbito nacional, que é de 7,9%.
TOP