Municípios participam de formação do APC de Língua Portuguesa

Última atualização 03/05/2023 12:15:46 / Publicado em Geral
Post Image Pontos focais dos 17 municípios do Conisul que integram o Programa Melhoria da Educação participaram, nos dias 25 e 26 de abril, em São Sebastião, de mais uma etapa do Programa, que tratou especificamente da Formação Continuada da Tecnologia Educacional – Apoio Pedagógico Complementar de Língua Portuguesa, que promoveu um momento de acolhida, reflexões e aprimoramento das metodologias praticadas no âmbito educacional.

Entre os objetivos da formação, estão o fortalecimento das secretarias municipais de educação no enfrentamento das desigualdades educacionais nos anos iniciais do ensino fundamental, visando a redução das taxas de reprovação, abandono escolar e distorção idade-série.

A tecnologia educacional Apoio Pedagógico Complementar (APC) incorpora conceitos como currículo viável, formação docente em serviço, envolvimento das famílias, estudantes e comunidades, ambiente que propicie a aprendizagem e equipe escolar com metas concretas.

O APC oferece assessoria e formação a equipes técnicas de secretarias municipais de educação, na forma de polo de municípios. A proposta é inspirada no programa Aceleração da Aprendizagem, desenvolvido pelo Cenpec entre 1995 e 2016. O objetivo da formação é auxiliar as secretarias a enfrentar os desafios de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, visando a reduzir taxas de reprovação, abandono escolar e distorção idade-série.

A formação, portanto, capacita equipes das secretarias para que formulem seus próprios planos de ação, prevendo a implementação, monitoramento e avaliação da tecnologia, adaptados à realidade de cada rede, dentro de uma concepção que leva em conta vários níveis de gestão: da sala de aula, da escola, das próprias secretarias de educação e a gestão intermunicipal.

Para a anfitriã do evento, a secretária de Educação, Sandra Ribeiro, receber os municípios do Conisul foi uma grata satisfação. “Estamos presentes no Programa Melhoria da Educação, com o Itaú Social, desde 2019 e já temos impactos positivos e de âmbito regional. Nossa expectativa é seguir evoluindo ainda mais nesse processo, que tem como objetivo melhorar a vida dos nossos estudantes da Região Sul de Alagoas”, destacou.

Na formação realizada pelo Cenpec, estiveram presentes Marli Barbosa e a Coordenadora do APC, Erika Catalane. Representando a Câmara Técnica do Conisul, a secretária da Barra de São Miguel, Estela Celina e a técnica Neide Granja. Representando o Itaú Social, Rafaela Rodrigues.  
TOP