Prefeitos, secretários de educação, professores, gestores escolares, representantes do controle social e outros agentes atuantes na educação pública dos 17 municípios do Conisul participaram, nesta terça-feira (12), pelo YouTube, do webinário "Eleva Aprendizagem: juntos superando as desigualdades educacionais no Conisul" atividade do Programa Melhoria da Educação, iniciativa da Fundação Itaú Social, com execução da equipe do Cenpec.
O evento online teve mais de 1.500 visualizações e 1.200 comentários no chat, contou com a participação de Francisco Thiago Silva, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Um dos principais objetivos do webinário foi a celebração do primeiro ano de implementação do programa no território do Consórcio de Municípios do Sul do Estado de Alagoas.
O encontro contou ainda com o relato de práticas, com a apresentação das ações desenvolvidas pelas redes de educação do Consórcio. O encontro também teve como finalidades o combate às desigualdades educacionais, a recomposição das aprendizagens e a garantia da melhoria da qualidade do acesso, da permanência e da aprendizagem, com equidade, para estudantes.
O presidente do Conisul, Marcelo Beltrão, destacou as melhorias nos indicadores de educação dos municípios da Região Sul desde o início do Programa. O prefeito de Coruripe chamou a atenção para as ações realizadas de forma regionalizada que ajudaram a manter altos os níveis de ensino e aprendizado, mesmo diante da pandemia do coronavírus.
A superintendente, Pauline Pereira, ressaltou que o papel de articulação do Consórcio vem contribuindo para o fortalecimento dessa rede, e agradeceu as equipes do itaú Social e Cenpec pelo empenho e compromisso na execução do projeto, que segue até 2024.
Representando os 17 gestores, deram seus depoimentos e fizeram os agradecimentos os secretários de Educação dos municípios de Penedo, Luciano Barros, Barra de São Miguel, Estela Celina e São Sebastião, Sandra Ribeiro.