O CONISUL publicou hoje (23), ofício circular informando os motivos para os atrasos no pedido Nº01/2021 de
medicamentos, materiais odontológicos e suplementos alimentares. O documento
foi divulgado após a publicação no Diário Oficial da suspensão do contrato com a empresa
vencedora do pregão para prestação de serviços de software de licitações e
gestão de contratos, em virtude do não cumprimento dos prazos e dos critérios
de modulação do sistema exigidos pelo Consórcio. Confira o documento enviado
aos prefeitos, secretários de saúde, farmacêuticos, técnicos, imprensa e todos os cidadãos nos municípios.
Clique aqui no link para acessar a publicação no D.O.
Prezados
(as),
O Consórcio Intermunicipal do Sul
do Estado de Alagoas – CONISUL, vem, através do presente instrumento,
justificar o atraso na tramitação do pedido Nº01/2021 de medicamentos,
suplementos e materiais odontológicos. Informamos que os pedidos já foram
enviados as empresas e estão em fase de faturamento, como prazo estimado para a
conclusão das entregas o mês de maio.
Em 2020, o CONISUL realizou um pregão
eletrônico para aquisição de software de licitações e gestão de compras
compartilhadas, ganhando na modalidade menor preço uma empresa situada no
estado do Ceará. A empresa apresentou todos os documentos que a qualificavam
para ganhar a disputa e prestar o serviço, uma vez que conseguiu comprovar que atendia
a todas as exigências.
Após meses de treinamentos,
modulações nas páginas, alterações exigidas e outros ajustes, a empresa passou
a postergar soluções e perder todos os prazos determinados, o que contribuiu
para as circunstâncias atuais: atrasos nos pedidos e erros recorrentes.
Cabe destacar que as dificuldades
de abastecimento também são resultado da não realização do pedido Nº04/2020,
previsto para acontecer em dezembro de 2020, mas que foi cancelado em virtude
das dificuldades financeiras da maioria dos Municípios, que não efetuaram os
repasses para aquisição dos medicamentos e insumos.
Estamos trabalhando e buscando
medidas legais que nos possibilitem fazer as alterações necessárias para disponibilizar
um sistema que atenda, de forma eficaz e precisa, todas as necessidades, do
Consórcio e dos Municípios.
Pedimos desculpas por todos os
transtornos causados. Temos total ciência das dificuldades que estão sendo
sentidas nos municípios. Estamos trabalhando firmes para reverter a situação e
retomar a programação habitual de trabalho, restabelecendo a confiança que a
instituição adquiriu graças ao seu trabalho sério, responsável e transparente,
reputação conquistada ao longo dos seus oito anos de fundação e serviços
prestados ao povo alagoano.