Com o objetivo de promover uma mudança de paradigma social, a
equipe da prefeitura de Anadia montou uma força tarefa com foco na melhoria das
condições de ensino e aprendizagem e hoje, após empreender uma longa jornada de
tentativas, ajustes e acertos, vem colhendo e partilhando os frutos de uma experiência
que vai muito além do que é ensinado em sala de aula.
Para conhecer mais sobre o projeto, a equipe da Câmara
Técnica da Educação, secretários e técnicos dos municípios do Conisul inseridos
no Programa Melhoria da Educação estiveram no município na última terça-feira
(04), e foram recebidos pelo prefeito, Celino Rocha, pela secretária de
Educação, Suzane Brandão e pela equipe da gestão.
O grupo destacou que os investimentos estão voltados para a
formação dos professores, a utilização de ferramentas tecnológicas para identificar
quais as maiores dificuldades dos alunos, em especial os que estão na 6ª e 9ª
séries, que são considerados os anos mais críticos da vida escolar. Estudantes dessas
séries estão vinculados a escola em tempo integral, frequentado atividades no
contraturno.
Através do uso de software e tablets alunos estudam e fazem
provas, sendo possível mapear, através da tecnologia dos equipamentos, desde as
questões das provas com menor aproveitamento até o tempo que o aluno leva para
responder uma pergunta. O cenário visualizado permite reforçar os conteúdos
mais frágeis e garantir a aplicação de todas as ferramentas possíveis para
garantir a aprendizagem.
Foram instituídas ainda a aplicação de testes simulados para
ambientação dos alunos e a realização de provas mensais com os conteúdos da
prova SAEB, podendo, assim, avaliar a evolução na aprendizagem desses
estudantes. O município também adotou programas de incentivo como premiações e
outras ações de atração e manutenção do engajamento de crianças e jovens nas
escolas.
Foi preciso ainda adotar medidas essenciais para atrair os
estudantes para a sala de aula, como a garantia da alimentação já a partir do
desjejum.
“Durante uma atividade em uma de nossas unidades, percebi um
aluno abatido, triste. Cheguei perto, perguntei se ele estava doente, a resposta
foi negativa. Depois, mais discretamente, questionei se ele havia tomado café
da manhã, a resposta foi não. Foi nesse momento que reuni a equipe e instituímos
o café da manhã como responsabilidade da educação”, contou o prefeito.
A medida reduziu drasticamente os índices de evasão escolar,
além de impactar no desempenho dos alunos. O Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (IDEB) do município dobrou, e a luta agora é para fazê-lo subir
ainda mais.
Aluna do 6º ano, Lavínia Vitória, de 12 anos, é um exemplo
de estudante que tem foco e objetivo. “Gosto da minha escola, dos professores, de
estudar, tenho acesso a tudo que preciso e quero ser professora”, afirma com
entusiasmo.
A secretária de Educação, umas principais agentes nessa
transformação, dá a receita que vem usando em Anadia. “A educação é a ferramenta
mais eficaz para transformar uma sociedade. Para essa educação se consolidar
como estratégia assertiva, no entanto, é preciso investir em toda a sua
estrutura, do prédio na escola, a alimentação do aluno”, explica Suzane Brandão.